7 curiosidades sobre impressão 3D

Se antes a impressão 3D parecia fazer parte de um futuro distante, hoje o processo já é parte da rotina da indústria. Ainda que em âmbito industrial essa técnica seja muito presente, a novidade é que a impressora 3D está, aos poucos, se popularizando também para o consumo geral.

Com o avanço tecnológico e o aprimoramento das máquinas, a impressora 3D tornou-se um equipamento de alta precisão e que pode ser usado para diferentes fins. Além da impressão de peças industriais, a técnica vem sendo usada para impressão de objetos comuns e como parte de projetos de artistas e engenheiros no mundo todo.

Quer saber mais sobre impressão 3D? Confira a seguir algumas curiosidades sobre a técnica!


1. A primeira impressora 3D

Já tem mais de 30 anos de existência. Embora só agora a impressão 3D esteja chegando ao uso comum, a invenção do equipamento data de 1984. O inventor da impressora 3D foi o norte-americano Chuck Hull – que fundou, dois anos depois, a 3D Systems, empresa produtora dessas máquinas.


2. A impressora 3D ainda é um equipamento caro

Em média, o preço de uma máquina parte de R$ 3.000 e pode ultrapassar a soma de R$ 45.000, conforme o modelo e nível de detalhamento da impressão.


3. Passos para fazer uma impressão em 3D

Para imprimir um objeto em uma impressora 3D é preciso, antes, projetar um modelo digital tridimensional. Hoje não é mais necessário saber operar softwares para desenvolvimento desses projetos: vários sites fornecem modelos digitais para impressão 3D gratuitos.


4. É possível imprimir uma boa variedade de materiais na impressora 3D

Há equipamentos que imprimem plástico, borracha, resina, alumínio, gesso, metais, entre outros. Assim, a impressão 3D pode gerar peças, ferramentas, brinquedos e objetos domésticos variados.


5. Também é possível imprimir comida em uma impressora 3D

Alguns projetos já possibilitaram impressão de sorvete, de chocolates e até de pequenas gelatinas com sabor concentrado de frutas.


6. Há inúmeras pesquisas na área de saúde que utilizam técnicas de impressão 3D

Cientistas e equipes médicas já desenvolvem projetos que visam imprimir próteses, órgãos, ossos, tecidos do corpo e remédios.


7. Automóvel em impressão 3D

LSEV: carro é feito com impressora 3D e deve chegar ao mercado em 2019.

Em 2014, a empresa estadunidense Local Motors apresentou um carro fabricado através da impressão 3D. Chamado de Strati, o modelo tem toda sua carcaça produzida com essa tecnologia, utilizando plástico reforçado com fibra de carbono. Outras partes, como o motor e o câmbio, foram emprestados de outro carro. A montagem do Strati levou cerca de 44 horas.


 

 

Vídeo: 10 Coisas Incríveis Que Uma Impressora 3D Pode Fazer

Deixe uma resposta